OFICINA

A argila é extremamente generosa e nos oferece formas diferentes a cada instante, a intimidade com este material é algo que se adquire somente com o tempo e com muito amor...desta maneira ganha-se também um olhar mais analítico. 

Quando toca-se na argila uns adoram, outros tem nôjo... 

Durante as oficinas procuro fazer com que a criança primeiramente sinta a consistência do material... Começo contando um pouco de minha estória, faço perguntas e proponho desafios de acordo com a faixa etaria do grupo. Vez ou outra, cantamos uma cantiga e escolhemos um personagem para fazermos em argila. 

Normalmente levo um material didático com imagens do meu processo de criação para que a criança entenda um pouco melhor o passo-a-passo de um escultor, assim como um vídeo mostrando este processo do começo ao fim. 

E nessa roda viva fagulhas de talento surprendem os próprios “escultores-mirins” .Procuro estabelecer um elo entre o artista e a criança. A primeira oficina é quase sempre uma euforia ainda mais se for em uma comunidade carente. Há sempre a dúvida da criança, será que ela vem mesmo aqui? A segunda oficina transcorre de maneira menos agitada, o gelo já foi quebrado, um elo já foi criado e para a surpresa das crianças da comunidade; a artista voltou novamente. 

Percebo que nas comunidades onde as crianças não tem tanto acesso a tecnologia, o desempenho é maior, tem criança que não quer mais parar de criar... É emocionante...Surge cenarios e muitos personagens... 

Começo a conhecer melhor então cada pequenino, uns falam pouco mas colocam na escultura muito do que não conseguem verbalizar. 


Percebo que cada criança tem dentro de si um artista num ritmo e tempo diferentes mas devendo ser respeitado sempre. 

Oficinas:

Releitura do trabalho de Sandra Guinle através de oficinas de brinquedos e brincadeiras com a equipe do Museu de Educação e Brincadeiras da USP - MEB link http://www4.fe.usp.br/biblioteca/eventos/exposicao-memorias-de-uma-infancia-em-cenas-infantis-de-sandra-guinle

Visitação e oficinas de brinquedos e brincadeiras para diversos públicos.

Agendamento através do e-mail: meb@usp.br ou através do telefone (11) 3091 2352